Projeto
O projeto cultural “Rosários” foi contemplado pelo programa do FICC/2024 (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas https://campinas.sp.gov.br/secretaria/cultura-e-turismo/pagina/fundo-de-investimentos-culturais-de-campinas-ficc) sendo inscrito na área de Estudo e Pesquisa. O proponente deste projeto é o artista, designer e pesquisador Paulo Antonio Carvalho Costa, atuante como docente nos cursos de Design e Artes da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Para mais informações sobre o autor e suas produções, acessar: https://navaxbr.net/pt/sobre
Proposta
Utilizaremos os recursos de financiamento para viabilizar uma investigação teórica e prática pertencente ao campo das artes visuais, informacionais e aos multimeios da comunicação interativa. No
contexto de nossa produção artística, que envolve questões estéticas e tecnológicas, a proposta de pesquisa é derivada de estudos acadêmicos mais recentes em que investigamos sobre processos interativos e imersivos na arte diante de imagens tridimensionais.
O projeto busca recursos para a execução de uma pesquisa que investe na experimentação das potencialidades poéticas (estéticas e tecnológicas) que estão latentes nos usos contemporâneos da interação imersiva provida especificamente pela chamada Realidade Mista.
Em termos práticos gerais, a pesquisa pretende experimentar as tecnologias de Realidade Mista para elaborar um estudo de caso no qual o espaço geográfico urbano, patrimônio arquitetônico, histórico e cultural serão eleitos como campos de mediações e de visualizações imersivas. Assim como nas obras virtuais do tipo site-especific (consultar referências em https://www.acuteart.com/discover ), nosso projeto já delimita um território de localização geográfica, espaço onde ocorrerão as experimentações com os dispositivos de visualização para Realidade Mista.
Selecionamos um território (espaço geográfico laboratorial) delimitado por um campo físico que constitui a área localizada na região central (22° 54′ 14.98″ S 47° 03′ 34.93″ O) da cidade de Campinas(SP). O território de interesse é caracterizado atualmente por grande fluxo urbano e atividade comercial, porém desde o século XIX tem sofrido transformações geográficas e socioculturais significativas. A área urbana a ser visualizada e investigada pela pesquisa é cercada pelas vias do atual centro comercial de Campinas, que são as ruas Barão de Jaguara, Campos Sales, General Osório e José Paulino.

Indaiatuba e praça Guilherme de Almeiada (local da antiga Igreja do Rosário). Fonte: edição sobre
vista extraída da base Google Maps (Acesso em Ago/2024)
Neste quadrilátero foi localizado um possível sítio arqueológico composto por vestígios humanos pertencentes ao cemitério do Rosário (1823-1831), e vestígios das fundações da igreja Nossa Senhora do Rosário (1817-1956), paróquia cujo prédio ocupou parte da atual Avenida Francisco Glicério e praça Guilherme de Almeida.

No meio fio da praça Guilherme de Almeida, esquina com General Osório, foram localizadas as
estruturas da fundação da Igreja do Rosário (imagem esquerda), e exemplares dos grandes tijolos
pertencentes ao prédio demolido em 1956 para o alargamento da mesma avenida e da rua lateral (Campos Sales)
(imagem direita). Fonte: G1 online https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2015/06/escavacoesrevelam-
parte-da-antiga-igreja-do-rosario-em-campinas-sp.html (Acesso em Ago/22024)
Toda a área, incluindo a praça Visconde de Indaiatuba conhecida como o Largo do Rosário, oferece uma riqueza de elementos materiais e subsídios históricos, pois se estabeleceu como um território representativo da economia, política, religião, cultura e sociedade em transformação, principalmente entre os séculos XIX e XX.
A presente proposta desenvolverá uma pesquisa teórica, investigando as relaçãoes entre a paisagem urbana, suas passagens temporais, o espaço geográfico e as transformações de um patrimônio histórico delimitado por três elementos descritos: a Igreja do Rosário, o Largo do Rosário, e o cemitério do Rosário, elementos urbanos que sofreram transformações e desaparecimentos a partir do século XIX. A elaboração das relações históricas entre esses elementos, sejam sociais, culturais e
religiosas, servirão numa segunda etapa da pesquisa para fomentar a roteirização de elementos visuais e narrativos (locuções) que deverão ser visualizados por dispositivos de Realidade Mista.
As relações invisíveis instigam as proposições de vistas dinamizadas das modificações arquitetônicas, da mobilidade de centros de poder, divisões e junções sócioculturais. As visualizações devem ser viabilizada por criações de infografias experimentais, objetos virtuais geolocalizados, que “ocuparão” os atuais locais do Largo do Rosário, e o espaço onde estavam situados a Igreja e Cemitério do Rosário. A parcela da pesquisa prática resultará no desenvolvimento criativo desse elementos, bem como na implementação prática da programação de softwares e adaptações de dispositivos ou plataformas.
Maiores detalhes sobre os conceitos e processos da pesquisa serão consolidados nessa plataforma online, especificamente nas páginas sobre a Pesquisa, Tecnologia e História, que podem ser acessadas diretamente pelo menu secundário.
Bem Cultural
A pesquisa prática produzirá uma aplicação em Realidade Mista que poderá ser acessada gratuitamente em depositório disponível online. O produto digital poderá ser executado e experimentado em dispositivos específicos (óculos) de Realidade Mista, ou também em Realidade Aumentada numa versão simplificada para dispositivos movéis baseados no sistema Android (necessita de sistema que suporte recursos mínimos a serem definidos).
Enquanto elemento secundário, a pesquisa vai elaborar um conjunto de bens culturais não menos importantes que constituem reconstruções digitais tridimensionais de elementos arquitetônicos pertencentes ao Patrimônio Histórico (como modelagens 3D sobre a Igreja do Rosário, e modelagens de vistas e plantas do Largo do Rosário em diferentes épocas).
A pesquisa produzirá um materiall instrucional descritivo sobre os procedimentos e recursos de reconstrução tridimensional e métodos de visualização interativos (online e offline) com recursos de documentação audiovisual imersiva sobre o processo de desenvolvimento.
A pesquisa vai gerar um diário de produção, e relatos de uso e percepção a partir da visitação dos usuários, conteúdo que pretende instigar uma série de debates futuros sobre a memória , paisagem e os impactos das tecnologias imersivas.
Objetivos
Os objetivos práticos e teóricos do projeto consistem em:
- Investigar e instaurar poéticas e métodos tecnológicos para a visualização crítica em Realidade Mista da Paisagem em suas diversas modalidades espaciais e temporais relacionadas às transformações do Patrimônio Histórico e Cultural.
- O desenvolvimento visa a produção de conteúdo para a amostragem imersiva de mídias espaciais e dinâmicas (modelagem arquitetônica realista, sinalizações,infografias), elementos a serem visualizados com a aplicação de softwares eequipamentos (headsets, óculos, smartphones), tecnologias a serem usadas por público amplo em local específico (site specific) , ou seja, pela operacionalização das experiências e testes de uso na própria área urbana (in loco) determinada em nosso estudo de caso;
- Validar e documentar possíveis práticas e procedimentos para a implementação evisualização de arquitetura e reconstrução espacial crítica, através devisualizadores (headsets) contemporâneos de realidade mista (comerciais e protótiposde baixo custo);
- Produzir conteúdo de vídeo de documentação sobre os processos desenvolvidos na pesquisa;
- Elaborar e aplicar questionário público ,e emitir resultados qualitativos, a partir de avaliação sobre a percepção, impacto e experiência na frequentação dos dispositivose consumo dos seus conteúdos . O questionário também pretende registrar relatos sobre a percepção mediada do espaço, engajamento com as possíveis narrativas, projeções audiovisuais e hologramas 3D;
- Produzir e difundir material instrucional a ser divulgado amplamente e gratuitamente,através de palestras, oficinas e plataforma digital (website online);
- Produzir um artigo para a divulgação acadêmica em revistas especializadas;
Acesso
O Plano de Acesso e Acessibilidade prevê diversas ações para a divulgação dos resultados da pesquisa (teóricos e práticos) de forma ampla e democrática, visando a maior amplitude possível de
distribuição do conhecimento e bem cultural através de plataformas online. O sistema de divulgação preve difusão ampla em Redes Sociais, Plataformas de Pesquisa e Universitárias, contato com Mídias e sistema de distribuição de impressos em diversos pontos de cultura, grupos online e redes de interesse artístico, urbano, arquitetônico ou históricos.
- Os resultados práticos da pesquisa (no caso, aplicação de Realidade Mista, Aumentada e modelos tridimensionais) estarão disponíveis para download através de plataforma específica (website) e não condicionado à assinatura ou login.
- A experimentação da aplicação in loco (no local central estipulado pela pesquisa) , utilizando headset específico ou tablet Android estará aberta ao público na região central de Campinas, com amplo acesso de transporte durante 5 dias (4h/dia). Gratuitamente.
- Serão oferecidas três palestras presenciais educativas, com acesso gratuito ao material instrucional – sobre o processo de criativo e tecnológico, sobre a reconstrução e difusão do Patrimônio Histórico através das novas tecnologias imersivas e computação espacial. As palestras serão gratuitas e sujeitas a lotação (com a variante do local).
Serão apresentadas públicos, aparelhos ligados á Prefeitura Municipal – Secretaria de Cultura e Turismo (sugestão Museu da Imagem e do Som e Biblioteca Municipal). Uma terceira palestra será oferecida na Universidade PUC – Campinas (no depto de Artes Visuais com estimativa de até 100 vagas) - Será realizada uma oficina técnica específica sobre o projeto de Realidade Mista (aberta ao público universitário) – Oficina técnica gratuita oferecida na Universidade PUC – Campinas com estimativa de 40 vagas.
- Será realizado um debate online sobre o processo criativo e tema relacionada ao usos das tecnologias imersivas como meio crítico
- Um artigo acadêmico e relato de processo será disponibilizado gratuitamente em plataforma online.
A aplicação de visualização contará com a amostragem de legendas no próprio conteúdo. A experimentação da aplicação com dispositivo será guiada por monitor arte-educador sensibilizado.
Todas as palestras (presenciais), debate (live) e oficina serão acompanhadas de intérpretes em Libras.
Todos os locais de experiência e palestras contam com dispositivos arquiteônicos para acesso de deficientes visuais e cadeirantes, além de banheiros adaptados (no caso da PUCCAMP).
Online
A atual plataforma online cumpre a função de apresentar o projeto, divulgar ações, estabelecer contato público e documentar os processos e resultados finais da pesquisa. O site está dividido em 3 partes:
Principal: infos gerais sobre o projeto, eventos, documentos para download (textos, release, tutoriais e aplicativos) e canais de contado;
Secundária: área de conteúdo estático que apresentará a consolidação da pesquisa em geral ( processos e resultados práticos ou teóricos). A visibilidade das áreas de pesquisa, história, referência e links serão fomentadas gradativamente conforme a conclusão das etapa de projeto
Blog: área de conteúdos dinâmicos que serão fomentados de acordo com a investigação e aprendizagem sobre os recursos tecnológicos, arquivos de imagens e fontes históricas. Os assuntos poderão influenciar diretamente o desenvolvimento e implementação da pesquisa, ou serão apresentados enquanto assuntos corelacionados que possam ampliar as possibilidades de viabilização do projeto.
Os conteúdos do blog poderão ser buscados por diversas categorias chaves principais como tecnologia, história ou subcategorias que serão apresentadas como links na própria interface (além das tags referentes aos posts específicos).